O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) assinaram em setembro um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para realizar estudos geofísicos no Vale do Jequitinhonha, região localizada no norte de Minas Gerais. O acordo, com vigência até setembro de 2027, não envolve repasse financeiro entre as instituições e tem como objetivo principal a aplicação de tecnologias avançadas para a detecção e modelagem de pegmatitos, além da análise das assinaturas petrofísicas dessas rochas e suas encaixantes.
Segundo o gerente de Geologia e Recursos Minerais da Superintendência Regional de Belo Horizonte (SUREG-BH) do SGB, Julio Lombello, a parceria permitirá estudos mais precisos e abrangentes, facilitando a identificação de novos recursos minerais. Ele destacou que o acordo contribuirá para a otimização dos modelos exploratórios e para o desenvolvimento sustentável da atividade mineral no país.
A cooperação técnica entre SGB e CBL representa um avanço estratégico para a prospecção mineral no Brasil, especialmente na região do Vale do Jequitinhonha, que possui potencial significativo para a exploração de lítio e outros minerais. O projeto poderá impulsionar investimentos e fortalecer a cadeia produtiva nacional, alinhando-se às demandas por recursos minerais essenciais para tecnologias emergentes.