O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), deu início nesta semana à recuperação do deck de madeira da Ponte Juscelino Kubitschek, popularmente conhecida como Ponte Metálica, localizada em Rio Branco. A intervenção prevê a substituição total das peças do assoalho antigo, além da recuperação dos guarda-corpos e a troca das lajotas danificadas na escada de acesso ao deck. No piso inferior, também será renovado o revestimento cerâmico.
Segundo a engenheira civil Ana Carolina Fernandes, fiscal da Seop, uma estrutura de apoio chamada trama está sendo instalada para fixar as novas madeiras ao conjunto metálico da ponte, etapa fundamental para garantir a durabilidade e segurança da obra. Tapumes foram colocados para proteger trabalhadores e pedestres durante os serviços, que já contam com o recebimento dos novos materiais para montagem.
O gestor da Secretaria de Obras Públicas, Ítalo Lopes, destacou que a manutenção é essencial para preservar este cartão-postal histórico e assegurar a segurança dos milhares de pedestres que utilizam diariamente a ponte, que conecta o primeiro e o segundo distrito de Rio Branco. A previsão é que os trabalhos sejam finalizados em até duas semanas, contribuindo também para a geração de emprego na construção civil local.