O Banco Central lançou nesta quarta-feira (1º) o botão de contestação do Pix, uma ferramenta que permite aos usuários contestar transações suspeitas diretamente pelo aplicativo da instituição financeira com a qual mantêm relacionamento. Conhecido como autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o recurso visa facilitar a devolução de valores para vítimas de fraudes, golpes e coerção, tornando o processo 100% digital e eliminando a necessidade de contato com centrais de atendimento.
Criado em 2021, o MED agora opera com maior rapidez: ao contestar uma transação, o banco do suposto fraudador é imediatamente informado e deve bloquear os recursos disponíveis na conta. Em até sete dias, ambas as instituições financeiras analisam a contestação e, se confirmada a fraude, a devolução é realizada em até onze dias. O mecanismo não se aplica a erros de digitação, desacordos comerciais ou casos envolvendo terceiros de boa-fé.
Além disso, a partir de 23 de novembro, o MED permitirá que a devolução seja feita a partir de outras contas além daquela utilizada na fraude — recurso que se tornará obrigatório em fevereiro de 2026. Essa mudança busca dificultar a rápida movimentação dos valores pelos fraudadores e ampliar a recuperação dos recursos, contribuindo para desestimular fraudes no sistema Pix.