O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, chegaram à Itália no dia 5 de fevereiro para participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, que acontece em Milão e Cortina d’Ampezzo. O desembarque ocorreu no Aeroporto de Milão-Malpensa, onde todo o Terminal 1 foi interditado para garantir a segurança da comitiva, que inclui a esposa de Vance. O evento inaugural está programado para acontecer no icônico estádio San Siro, em Milão.
Vance aterrissou pouco depois das 10h30 (horário local), enquanto Rubio chegou um pouco antes, por volta das 9h. Ambos representam o presidente Donald Trump na cerimônia de abertura das Olimpíadas. Nos dias que antecederam a chegada dos diplomatas, a presença de agentes do Serviço de Imigração e Fronteira (ICE) na segurança dos Jogos gerou controvérsia na Itália, especialmente após incidentes envolvendo cidadãos americanos nos Estados Unidos.
O governo italiano, no entanto, procurou minimizar as preocupações, afirmando que os agentes do ICE não terão funções operacionais durante os Jogos. Eles estarão alocados no Consulado dos Estados Unidos em Milão, com o objetivo de realizar apenas a troca de informações de inteligência com as autoridades locais. A situação reflete a complexidade das relações de segurança em eventos internacionais e o impacto da política interna dos EUA nas percepções globais.


