Trump anuncia revogação de normas ambientais dos EUA

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a intenção de revogar um parecer da administração do ex-presidente Barack Obama, que serviu como base para a luta contra as emissões de gases de efeito estufa. A informação foi divulgada nesta terça-feira (10) pela porta-voz da Casa Branca. A medida é vista como uma ação significativa contra as normas ambientais estabelecidas anteriormente.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA), em uma proposta feita no ano passado, buscou anular a Determinação de Periculosidade de 2009, um movimento considerado um duro golpe nas ações climáticas do país, que é o maior emissor de gases poluentes do mundo. Segundo a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, a formalização da revogação ocorrerá na próxima quinta-feira.

A revogação do parecer resultará na eliminação da exigência de normas federais sobre emissões de gases de efeito estufa, impactando principalmente a regulamentação de automóveis. O texto revogado concluiu que seis gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono e o metano, representam riscos à saúde pública, baseando-se em uma decisão da Suprema Corte de 2007 que os classifica como poluentes sob a Lei do Ar Limpo.

Compartilhe esta notícia