Em fevereiro de 2026, o Sudeste do Brasil deverá registrar temperaturas mais altas e um clima predominantemente firme em comparação ao mês anterior, de acordo com a previsão da Tempo OK. A meteorologista Maria Clara Sassaki alerta que, apesar do tempo mais estável na segunda quinzena do mês, os primeiros dez dias ainda poderão ser marcados por instabilidades, levando a uma falsa impressão de chuvas persistentes.
Embora a previsão indique uma diminuição nas chuvas em algumas áreas, tempestades rápidas típicas do verão ainda poderão ocorrer em cidades como São Paulo e Belo Horizonte. Essas chuvas, embora intensas e de curta duração, não devem ser suficientes para melhorar a situação dos reservatórios, que permanecem críticos, com o sistema Cantareira em apenas 23% de sua capacidade total.
A meteorologista enfatiza que as chuvas de final de tarde, embora possam causar transtornos e alagamentos, não são eficazes para sanar o déficit hídrico da região. Assim, fevereiro traz expectativas de um clima mais quente, mas com alertas para o gerenciamento dos recursos hídricos, visto que a condição dos reservatórios não deve se alterar significativamente neste mês.

