O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza, nesta terça-feira, uma audiência para discutir as medidas que o governo federal está adotando para combater o desmatamento na Amazônia. O encontro foi convocado pelo ministro André Mendonça, que é o relator de uma ação em que a Corte determinou a adoção de providências para enfrentar a degradação do bioma.
Na ocasião, Mendonça convocou quatro ministros do Executivo: Jorge Messias, da Advocacia Geral da União (AGU), Marina Silva, do Meio Ambiente, Simone Tebet, do Planejamento, e Esther Dweck, da Gestão e Inovação. O objetivo da audiência é avaliar as ações do governo e garantir que o plano de combate ao desmatamento, homologado em janeiro do ano passado, seja cumprido em sua totalidade.
Essa audiência ocorre em um cenário de crescente preocupação com o desmatamento na Amazônia, que tem repercussões diretas sobre a biodiversidade e as alterações climáticas. O STF visa assegurar que as políticas públicas implementadas pelo governo sejam eficazes e cumpram as obrigações legais estabelecidas para a proteção do meio ambiente.

