O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, fará uma viagem à Hungria na próxima semana, conforme anunciado por seu gabinete nesta segunda-feira (9). A visita ocorre após o presidente Donald Trump ter declarado apoio ao primeiro-ministro húngaro Viktor Orbán, que está em desvantagem nas pesquisas para as eleições de abril. Além da Hungria, Rubio também visitará a Eslováquia, país governado por um aliado de Trump.
Durante sua estadia em Budapeste, Rubio se reunirá com autoridades locais para fortalecer os interesses bilaterais e regionais, conforme destacado por Tommy Pigott, porta-voz do Departamento de Estado. Os tópicos da agenda incluem o compromisso com processos de paz para resolver conflitos globais e a aliança energética entre os Estados Unidos e a Hungria.
A visita de Rubio acontece após Trump manifestar apoio a Orbán em uma publicação nas redes sociais, onde o presidente americano o descreveu como “um verdadeiro amigo, lutador e VENCEDOR”. Orbán, que busca a reeleição para um quinto mandato consecutivo, também planeja visitar Washington em breve para participar da reunião inaugural do “Conselho de Paz” de Trump.

