A Câmara de Juiz de Fora (MG) está analisando um projeto de lei da vereadora Roberta Lopes (PL) que propõe a construção de um busto em homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro, no local onde ele sofreu um atentado a faca em setembro de 2018. O monumento, denominado ‘Memorial da Liberdade’, será erguido no cruzamento das ruas Halfeld e Batista de Oliveira, no centro da cidade, e incluirá uma placa com informações sobre o ocorrido.
O projeto especifica que o busto deverá ser feito de bronze e ter 80 centímetros de altura, enquanto o pedestal terá 2,20 metros de altura e medidas de 1,20 metro de largura e profundidade. Para garantir a segurança e a durabilidade da obra, será utilizado granito maciço e haverá um sistema de fixação robusto. Além disso, o espaço ao redor do busto contará com piso antiderrapante e iluminação de LED.
Entretanto, a vereadora enfrenta o desafio de arrecadar fundos para a obra, uma vez que não é permitido ao Poder Legislativo criar despesas ao Poder Executivo. A expectativa é que a construção do memorial seja financiada por meio de doações e emendas parlamentares, ressaltando a necessidade de engajamento da comunidade para a realização do projeto, que visa preservar a memória do atentado e fomentar reflexões sobre a intolerância política no Brasil.

