Na quinta-feira (5), o prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, anunciou a nomeação de Phylisa Wisdom como nova diretora do escritório municipal de combate ao antissemitismo. Wisdom, uma destacada personalidade da comunidade judaica liberal, assume a posição em um momento crítico, dado o aumento significativo dos incidentes antissemitas na cidade.
Mamdani, que é o primeiro prefeito muçulmano de Nova York e crítico do governo de Israel, enfatizou a importância de erradicar o antissemitismo, prometendo construir uma cidade onde a comunidade judaica se sinta segura e respeitada. O escritório foi criado em 2025 pelo ex-prefeito Eric Adams em resposta a um aumento dos atos discriminatórios contra os judeus, refletindo uma preocupação crescente entre os líderes da cidade.
Os dados da polícia indicam um aumento de 182% nos crimes antissemitas entre 2025 e 2026, destacando a urgência do trabalho que Wisdom e sua equipe terão pela frente. Recentes incidentes, como a agressão a um rabino no Queens e ataques a centros judaicos, sublinham a necessidade de ações concretas para garantir a segurança da comunidade judaica de Nova York.


