O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fábio Schiochet (União-SC), informou nesta terça-feira, 10, que o relator Moses Rodrigues (União-CE) terá até o dia 27 de fevereiro para protocolar seu parecer sobre os deputados envolvidos em um motim no plenário. Entre os alvos das representações, estão os deputados Marcel van Hattem (Novo-RS), Zé Trovão (PL-SC) e Marcos Pollon (PL-MS).
A etapa final do processo será marcada pela oitiva de testemunhas, conforme estabelecido na agenda do Conselho de Ética. A representação, que sugere punições aos parlamentares, foi encaminhada pela Corregedoria da Câmara, sob a liderança do deputado Diego Coronel (PSD-BA). Após o prazo de 27 de fevereiro, a leitura do relatório será realizada em uma sessão a ser convocada pelo presidente do Conselho.
Os deputados mencionados participaram de protestos em agosto de 2025, em resposta à prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, o que inclui ações de obstrução que chegaram a durar dois dias. O corregedor Coronel propôs a suspensão dos mandatos de alguns deles, além de outras medidas disciplinares, em razão de comportamentos considerados inadequados durante as sessões.

