A Petrobras anunciou um aumento de 7,6% na produção de petróleo e gás em dezembro de 2025, totalizando 3,218 milhões de barris de óleo equivalente. Os dados foram divulgados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta segunda-feira, 2 de fevereiro. Esse crescimento é significativo, considerando a contínua expansão da produção no pré-sal.
Além do aumento geral, a produção de petróleo especificamente cresceu 7,2%, alcançando 2,459 milhões de barris diários, enquanto a produção de gás natural teve um incremento de 8,8%, totalizando 120,6 milhões de metros cúbicos por dia. Esse desempenho reflete os esforços da Petrobras em aumentar a oferta de energia no país e atender à demanda interna. Em 2025, a produção média de petróleo no Brasil foi de 3,770 milhões de bpd, com o pré-sal respondendo por uma parte substancial dessa produção.
As implicações desse crescimento são significativas para a economia brasileira, pois a Petrobras é responsável por quase 90% da produção nacional de petróleo e gás. A continuidade do aumento na extração pode impactar positivamente os preços e a oferta de combustíveis no mercado interno. Com a produção do pré-sal em ascensão, espera-se que a empresa mantenha sua relevância no setor energético global.

