Ministério das Cidades corrige projeção do Minha Casa, Minha Vida para 2027

Eduardo Mendonça
Tempo: 1 min.

O Ministério das Cidades corrigiu uma informação anteriormente divulgada, que indicava a contratação de 1,5 milhão de unidades no programa Minha Casa, Minha Vida em 2027. A nova projeção é de 1 milhão de unidades. O ministro Jader Filho, em evento no Rio de Janeiro, enfatizou que o Brasil deve chegar ao final de 2026 com três milhões de contratos assinados dentro do programa.

Durante a apresentação, o ministro explicou que a evolução das contratações está intimamente ligada à saúde financeira do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Ele afirmou que, se a situação permanecer estável, será viável continuar ampliando as contratações. De acordo com o Ministério, de 2023 até meados de dezembro de 2025, foram previstas 1,63 milhão de moradias financiadas, totalizando R$ 259,58 bilhões, abrangendo 4.178 municípios.

Jader Filho também abordou a necessidade de investimentos para a universalização do saneamento básico até 2033, destacando a importância da colaboração entre o governo federal, estados e municípios, além de atrair investimentos privados. Ele anunciou que irá se descompatibilizar do cargo em abril para concorrer a uma vaga como deputado federal pelo Pará.

Compartilhe esta notícia