No inverno rigoroso de Vilnius, a capital lituana, jovens se apressam rumo a novos escritórios de tecnologia, simbolizando a transformação econômica do país. Em três décadas, a Lituânia se reposicionou no mapa europeu, destacando-se pela digitalização e atração de investimentos, especialmente no setor tecnológico, que já representa 10% do PIB nacional.
A capital, com um ecossistema vibrante de startups e multinacionais como Google e Nasdaq, tornou-se um polo de inovação. Projetos como a Cyber City concentram empresas de tecnologia, enquanto a força de trabalho jovem e qualificada impulsiona um crescimento acelerado, com 1.150 startups e quatro unicórnios reconhecidos globalmente, segundo dados da Invest Lithuania.
Entretanto, o país enfrenta o desafio de manter esse modelo em um cenário de tensões geopolíticas e competição crescente. O governo continua a implementar políticas de incentivo à inovação e empreendedorismo, essenciais para sustentar o crescimento e a adaptação da Lituânia como uma plataforma global no setor digital.

