Líder do Terceiro Comando Puro é morto em operação policial no Rio de Janeiro

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

Thiago Pereira Barbosa, conhecido como TH, foi morto em um confronto com a Polícia Civil na segunda-feira, 10, na Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro. A operação tinha como objetivo cumprir mandados de prisão preventiva relacionados ao tráfico de drogas e homicídio. Segundo a polícia, TH disparou tiros de fuzil contra os agentes, que apreenderam uma arma no local.

O Terceiro Comando Puro (TCP) é considerado a terceira maior facção do crime organizado no estado do Rio, atrás do Comando Vermelho e das milícias. Desde 2007, o TCP cresceu 112% em sua área de controle, que atualmente abrange 28 km², afetando aproximadamente 452 mil pessoas sob sua influência na região metropolitana.

A facção tem expandido sua atuação, ocupando espaços deixados por organizações em declínio e formando alianças com milícias e bicheiros. Além do Rio, o TCP está se estabelecendo nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, buscando rotas para o tráfico internacional de drogas, aproveitando a proximidade com portos que atendem ao mercado europeu e norte-americano.

Compartilhe esta notícia