Uma reportagem publicada pelo portal alemão Tagesschau aponta que a organização nacionalista brasileira Nova Resistência e seu líder, Raphael Machado, estão envolvidos em uma rede global de desinformação a serviço do governo russo. A Nova Resistência estaria associada a uma campanha chamada Storm-1516, que utiliza notícias falsas para atacar adversários do Kremlin, incluindo o governo da Alemanha. Em uma de suas publicações, a organização afirmou que o chanceler federal alemão, Friedrich Merz, planejava financiar a construção de um estádio em Belém, Brasil, com 1,4 bilhão de euros, informação que foi desmentida por representantes do governo alemão.
O Tagesschau ressalta que a suposta promessa de financiamento é uma notícia completamente inventada, corroborada por representantes do governo alemão à emissora NDR. A reportagem destaca que a Nova Resistência faz parte de uma rede conhecida por disseminar informações falsas visando desacreditar líderes políticos, especialmente na Alemanha. A Storm-1516 é um grupo propagandista que atua globalmente, com foco na desinformação sobre a Ucrânia e seus aliados.
Os influenciadores digitais desempenham um papel crucial na propagação dessas fake news. Um dos mencionados na reportagem é o suíço Daniel Gugger, que compartilha conteúdo da Storm-1516 e recebe informações de Raphael Machado. Este último, que já foi vinculado a outras campanhas de desinformação, continua a atacar a Alemanha e a disseminar narrativas conspiratórias por meio de canais associados a organizações com laços com a inteligência russa, como a Strategic Culture Foundation, que está sob sanções da União Europeia desde 2022.


