Um levantamento interno do MDB aponta que a maioria dos diretórios estaduais do partido é contrária a uma possível aliança com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está intensificando as articulações para atrair emedebistas para sua candidatura à reeleição. Apenas 10 dos 27 diretórios manifestaram apoio à composição com o petista, enquanto 17 se mostraram contrários.
Entre os diretórios que rejeitam a aliança estão os de estados com maior densidade eleitoral, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Após a divulgação das intenções de Lula, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, pediu que o diretório nacional realize um levantamento mais detalhado, analisando voto a voto na Executiva Nacional.
Vilela e o presidente do MDB, Baleia Rossi, estão articulando para que os emedebistas apoiem o nome que será apresentado pelo PSD para a corrida presidencial. A sigla, atualmente, conta com três pré-candidatos ao Palácio do Planalto: os governadores Eduardo Leite, Ratinho Jr e Ronaldo Caiado.


