O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União Brasil-BA) foi eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, em votação realizada na terça-feira, 10 de fevereiro. Lomanto assume o cargo no lugar de Paulo Azi (União-BA). A distribuição das presidências das comissões é feita através de acordos entre os líderes partidários, mesmo com a realização de votação.
Como presidente da CCJ, Lomanto terá a responsabilidade de conduzir as sessões que analisarão a proposta de emenda à Constituição (PEC) que propõe a redução da jornada de trabalho. A comissão é a responsável pela análise da admissibilidade constitucional da proposta, antes que ela seja apreciada por uma comissão especial e, posteriormente, levada à votação no plenário da Câmara.
Durante sua posse, Lomanto destacou seu compromisso com um debate aberto e respeitoso entre os parlamentares, independentemente das diferenças ideológicas. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), mencionou que a votação da PEC da escala 6×1 poderá ocorrer em maio, em consonância com o Dia dos Trabalhadores, e que a CCJ deve designar um relator para a PEC após o carnaval.

