A partir de hoje, 4 de fevereiro, unidades de ensino em todo o Brasil podem inscrever alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio na 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). As inscrições, que se estendem até 16 de março, devem ser feitas exclusivamente pelas escolas através do site da Obmep, permitindo a participação de instituições públicas e privadas.
Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição distribuirá 8.450 medalhas nacionais e 51 mil certificados de menção honrosa. Anualmente, a Obmep reúne mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do Brasil, oferecendo também a oportunidade de participação no Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) para os premiados.
A olimpíada acontece em duas fases: a primeira prova objetiva será aplicada pelas escolas no dia 9 de junho, enquanto a segunda fase, com questões discursivas, será realizada em 17 de outubro. A divulgação dos escolhidos para a segunda fase ocorrerá em 3 de agosto, e os vencedores nacionais serão anunciados em 15 de dezembro, destacando os estudantes com melhor desempenho em cada estado.


