Início do julgamento da ex-técnica de ginástica rítmica na Itália por maus-tratos

Rodrigo Fonseca
Tempo: 1 min.

O tribunal de Monza, na região da Lombardia, iniciou nesta terça-feira (10) o julgamento de Emanuela Maccarani, ex-técnica da seleção italiana de ginástica rítmica, acusada de maltratar um grupo de atletas. As investigações foram motivadas por denúncias apresentadas há três anos por ex-ginastas, incluindo Nina Corradini e Anna Basta, que alegaram ter sofrido abusos psicológicos que as levaram a abandonar o esporte na adolescência.

Anna Basta, que é parte civil no processo, deve testemunhar na próxima audiência, marcada para 10 de junho, assim como outras ginastas que também acusam Maccarani. A advogada Vipsania Andreicich, representante de uma das vítimas, declarou que o intuito é promover mudanças nos métodos de treinamento para evitar que situações como a de Corradini se repitam, onde a atleta se sentiu obrigada a desistir da carreira.

Diversas medalhistas olímpicas italianas foram convocadas para depor contra Maccarani, que nega as acusações, afirmando que não houve abusos. A técnica, com 59 anos, foi demitida da Federação Italiana de Ginástica após o caso ganhar repercussão internacional. Várias ginastas relataram experiências de pressão excessiva, incluindo práticas prejudiciais à saúde, como o uso de laxantes e comportamentos alimentares controlados de forma obsessiva.

Compartilhe esta notícia