Ibovespa registra queda após recorde histórico, com foco no IPCA de janeiro

Rafael Barbosa
Tempo: 2 min.

O Ibovespa apresenta queda desde o início da sessão desta terça-feira, 10, mesmo diante da alta dos índices futuros de ações nas bolsas de Nova York e do petróleo. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro, que fechou com uma alta de 0,33%, está no centro das atenções. Ontem, o Ibovespa encerrou em alta de 1,80%, atingindo 186.241,15 pontos, um fechamento inédito.

Luiz Carlos Corrêa, Head de Alocação e sócio da Nexgen Capital, ressalta que a queda do índice Bovespa é apenas uma correção e não está diretamente influenciada pelo IPCA. Além disso, o noticiário corporativo, como a suspensão de uma mina da Vale, e a safra de balanços, seguem em destaque. A Petrobras está prevista para divulgar seu Relatório de Produção e Vendas referente ao quarto trimestre de 2025 após o fechamento dos mercados.

Os investidores também estão atentos a um evento do BTG Pactual em São Paulo, que contará com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent. No cenário externo, os dados sobre vendas no varejo dos Estados Unidos e declarações de dirigentes do Federal Reserve estão no radar dos investidores, que monitoram a inflação e as projeções para a taxa Selic com cautela.

Compartilhe esta notícia