Ad imageAd image

Ibovespa cai 2,14% após recorde histórico e balanço do Santander

Rodrigo Fonseca
Tempo: 2 min.

O Ibovespa registrou uma queda de 2,14% nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro de 2026, encerrando o dia em 181,7 mil pontos. Este recuo segue um recorde histórico alcançado no pregão anterior, refletindo um movimento de realização de lucros por parte dos investidores. O dólar, por sua vez, permaneceu praticamente estável, cotado a 5,23 reais.

A queda do índice foi exacerbada pela divulgação do balanço do Santander, que reportou um lucro líquido de 4,08 bilhões de reais, um crescimento de 6% em relação ao ano anterior. No entanto, a piora nas provisões e o aumento na inadimplência geraram preocupações, resultando em uma queda de 2,70% nas ações do banco. O Itaú também anunciou resultados positivos, mas o setor bancário como um todo apresentou desempenho negativo, seguindo a tendência da B3.

No cenário internacional, um relatório de empregos dos Estados Unidos revelou a criação de apenas 22 mil postos de trabalho em janeiro, muito abaixo das projeções de 48 mil. Apesar disso, as expectativas permanecem em torno de cortes na taxa de juros, programados para julho. Especialistas indicam que a falta de catalisadores positivos pode levar a um período de consolidação para os ativos brasileiros, impactando tanto a bolsa quanto o câmbio.

Compartilhe esta notícia