Geração Z lidera aversão ao Carnaval, aponta pesquisa

Fernanda Scano
Tempo: 2 min.

Uma pesquisa realizada pela AtlasIntel, divulgada nesta segunda-feira, 9, mostra que a Geração Z é a faixa etária que mais rejeita o Carnaval no Brasil. De acordo com os dados, 47,8% dos jovens nascidos entre 1997 e 2010 afirmam detestar a festividade devido à falta de identificação cultural. A região Sul do Brasil, que inclui os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, é a que menos gosta do Carnaval, com 64,2% dos moradores dizendo “detesto, tento fugir” do período festivo.

Por outro lado, os moradores da região Norte, que compreende Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Tocantins, Rondônia e Roraima, são os que mais apreciam a folia, com 13,3% afirmando “amo, é uma das melhores épocas do ano”. A pesquisa também destacou os principais motivos da aversão ao Carnaval: 42,8% mencionaram a aversão a música e a multidão, enquanto 41,3% citaram a falta de identidade cultural e 34,2% a insegurança urbana.

Além disso, a pesquisa revelou que 48,2% dos entrevistados consideram o período carnavalesco uma oportunidade para descanso. Enquanto 76,7% planejam passar o feriado com familiares, 47,2% optam por ficar em casa e não participar das festas. O estudo foi realizado entre 26 de janeiro e 3 de fevereiro, com uma amostra de 1.448 pessoas, apresentando margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Compartilhe esta notícia