A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) lançaram nesta terça-feira (10) o programa Finep pelo Brasil, que irá realizar uma série de encontros em 100 cidades brasileiras, incluindo capitais e municípios do interior, entre hoje e 10 de abril. O objetivo é divulgar as linhas de crédito, subvenções econômicas e outros instrumentos de apoio à inovação para empresas, cooperativas e instituições científicas, visando reduzir as desigualdades regionais.
Durante o lançamento do programa na Casa Firjan, no Rio de Janeiro, foram apresentados 13 editais de chamadas públicas, totalizando R$ 3,3 bilhões em recursos não reembolsáveis. Esses recursos são destinados a projetos alinhados à Nova Indústria Brasil (NIB) e não precisarão ser devolvidos às instituições concedentes, estando disponíveis para empresas de todos os portes. A iniciativa busca promover a reindustrialização nacional, com foco em sustentabilidade e autonomia tecnológica.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que o grande desafio é o acesso ao crédito para a indústria, frequentemente concentrado no estado de São Paulo. Ela enfatizou a importância de estimular as empresas de base tecnológica a buscarem recursos para inovação. Já o presidente da Finep, Luiz Antônio Elias, ressaltou que a colaboração entre o setor público e o setor produtivo é essencial para transformar conhecimento em inovação e competitividade, apontando que o Brasil ainda investe abaixo da média global em pesquisa e desenvolvimento.

