Um consórcio formado pela FedEx e pela Advent International anunciou a compra da InPost, fornecedora polonesa de lockers para encomendas, por 7,8 bilhões de euros. O acordo, que foi confirmado nesta segunda-feira, 9, é considerado um fortalecimento do posicionamento da FedEx no mercado europeu de entregas. A conclusão da transação está prevista para a segunda metade deste ano.
A oferta, que é de 15,6 euros por ação, representa um prêmio de 50% em relação ao preço das ações da InPost no dia anterior à divulgação da negociação. Contudo, o valor está abaixo do preço de IPO da empresa em 2021, que foi de 16 euros. Com o acordo, tanto a Advent quanto a FedEx terão uma participação de 37% na InPost, que continuará a operar de forma independente.
A InPost tem se destacado no mercado europeu, com mais de 61 mil armários automatizados para encomendas, permitindo que consumidores enviem e retirem pacotes com facilidade. A empresa também ampliou sua presença por meio de aquisições e, no ano passado, registrou um aumento de 25% no manuseio de encomendas, totalizando 1,4 bilhão. A FedEx, com a aquisição, busca diversificar suas operações em resposta à desaceleração do comércio com a China.


