EUA realizam ataque no Pacífico e confirmam mortes de dois supostos narcoterroristas

Jackelline Barbosa
Tempo: 2 min.

O Exército dos Estados Unidos anunciou, nesta segunda-feira (9), a morte de dois supostos narcoterroristas em um ataque a uma embarcação no Pacífico, aumentando para 130 o número total de vítimas desde o início de sua campanha antidrogas na região. Essa operação, que se justifica sob a alegação de combater o narcotráfico, foi intensificada após o envio de um contingente militar ao Caribe e ao Pacífico Oriental em setembro.

De acordo com o Comando Sul (Southcom), dois narcoterroristas morreram e um sobreviveu ao ataque. A Guarda Costeira americana foi acionada para ativar o sistema de busca e resgate para o sobrevivente. Este ataque marca a terceira embarcação destruída desde que os Estados Unidos depuseram à força o presidente venezuelano Nicolás Maduro em 3 de janeiro, um episódio que gerou acusações por parte de Maduro sobre a verdadeira intenção do governo americano.

Além disso, os familiares de duas vítimas de um ataque anterior processaram o governo de Trump por homicídio culposo, levantando questões sobre a legalidade das operações militares. Washington não forneceu evidências concretas de que as embarcações atacadas estavam envolvidas com o tráfico de drogas, o que alimenta um intenso debate acerca das ações em curso na região.

Compartilhe esta notícia