Ad imageAd image

Detido homem acusado de tentar assassinar general russo; recrutamento pela Ucrânia é alegado

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

O Serviço Federal de Segurança (FSB) da Rússia informou que um homem detido nos Emirados Árabes Unidos confessou ser o autor da tentativa de assassinato do general Vladimir Alekseyev, ocorrida em Moscou. Segundo a agência, Liubomir Korba, nascido em 1960, afirmou que foi recrutado pelos serviços de segurança ucranianos para realizar o ataque, que o deixou hospitalizado após ser atingido por vários tiros.

Korba, junto com seu cúmplice Viktor Vasin, detido em Moscou, admitiu a participação no crime e detalhou como foi recrutado por um agente do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) em agosto de 2025. O FSB revelou que ele recebeu 30.000 dólares e armamento para executar a tentativa de assassinato, além de ter recebido treinamento em Kiev antes de ser enviado à Rússia.

O ataque de Korba, que ocorreu na sexta-feira passada, foi parte de uma série de assassinatos de militares e funcionários políticos que têm ocorrido na Rússia e nos territórios ucranianos controlados pelo país. O general Alekseyev, de 64 anos, é alvo de sanções no Ocidente devido ao seu suposto envolvimento em ciberataques e em um ataque com agente neurotóxico contra um desertor russo no Reino Unido em 2018.

Compartilhe esta notícia