Defesa Civil de São Paulo alerta para chuvas fortes e risco de deslizamentos

Patricia Nascimento
Tempo: 1 min.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o risco de chuvas persistentes entre os dias 2 e 3 de fevereiro de 2026. A previsão inclui a possibilidade de raios, rajadas de vento e queda de granizo, com as chuvas mais intensas concentradas na região oeste paulista, próxima à divisa com o Paraná.

Os modelos meteorológicos indicam diferentes níveis de acumulados de chuva, variando de muito alto no Vale do Ribeira e região de Itapeva, a médio na Região Metropolitana de São Paulo e outras localidades. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) estará em plantão 24 horas e poderá ativar o Gabinete de Crise, caso a situação se agrave, mobilizando todas as concessionárias necessárias.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas sujeitas a alagamentos e se mantenha distante de árvores e estruturas metálicas durante os temporais. Em caso de emergência, os cidadãos devem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193, além de estarem atentos a sinais de deslizamentos em áreas de encosta.

Compartilhe esta notícia