Em 2025, sete estados brasileiros apresentaram crescimento na produção industrial superior à média nacional, que foi de 0,6%. Os estados do Espírito Santo e Rio de Janeiro foram os que mais se destacaram, com aumentos de 11,6% e 5,1%, respectivamente. Esses dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (10).
O Espírito Santo se beneficiou do crescimento nas extrações de petróleo, minério de ferro e gás natural, enquanto o Rio de Janeiro também teve aumento significativo na extração de petróleo e gás. Santa Catarina foi a terceira maior influência no crescimento, com destaque para os setores de alimentos e máquinas. Outras unidades da federação, como Goiás e Minas Gerais, também apresentaram crescimento, embora abaixo da média.
Por outro lado, a pesquisa revelou que oito localidades registraram queda na produção industrial, com o Rio Grande do Sul apresentando o pior desempenho. São Paulo, que tem um peso significativo na indústria nacional, teve uma queda de 2,2%, impactando negativamente a média nacional. Entre os setores afetados estão os derivados do petróleo e o farmacêutico.

