Nesta terça-feira, 10, milhares de manifestantes se reuniram em Tirana, capital da Albânia, em um protesto contra o governo do primeiro-ministro Edi Rama, exigindo sua renúncia em decorrência de denúncias de corrupção. Os confrontos com a polícia foram intensos, refletindo uma escalada nas tensões políticas que começaram em dezembro.
Vídeos divulgados pelo jornal albanês Panorama mostram o confronto entre manifestantes e policiais, com coquetéis molotovs sendo lançados. Em resposta, as autoridades utilizaram jatos d’água para dispersar os aglomerados. A revolta popular é considerada uma nova ameaça à estabilidade do governo de Rama, que está no poder desde 2013.
A situação política se agravou após um tribunal anticorrupção suspender a vice-premiê Belinda Balluku por irregularidades em licitações. O Gabinete Especial de Procuradoria solicitou a revogação da imunidade parlamentar de Balluku, visando a sua prisão, mas a decisão do Parlamento ainda é incerta, visto que é controlado pelo Partido Socialista de Rama.

