Ad imageAd image

Cerimônia de Abertura das Olimpíadas de Inverno de 2026: Ordem das Delegações

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 1 min.

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de Inverno de 2026, programada para ocorrer em Milão e Cortina, destaca-se pela tradicional parada de delegações. O evento contará com a presença do chefe de Estado do país anfitrião e do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), além da execução do hino nacional e a exibição dos anéis olímpicos, seguindo o lema: “Mais Rápido, Mais Alto, Mais Forte—Juntos”.

O protocolo da cerimônia determina que as nações desfilam em ordem alfabética, respeitando a língua do país anfitrião, o italiano. Contudo, a Grécia, berço dos Jogos Olímpicos, abrirá a parada, enquanto a Itália, como país anfitrião, encerrará o desfile. Desde as Olimpíadas de Tóquio de 2020, os países que sediarão futuros Jogos desfilam logo antes do anfitrião atual.

Nas próximas edições, como nas Olimpíadas de Verão de 2024 em Paris, uma delegação de refugiados também marchará na cerimônia, refletindo a inclusão e diversidade do evento. Com o olhar voltado para o futuro, as próximas Olimpíadas de Inverno estão programadas para os Alpes Franceses em 2030, enquanto os Estados Unidos sediarão os Jogos de 2034 em Utah.

Compartilhe esta notícia