Câmara aprova Medida Provisória que institui o programa Gás do Povo

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (2) a Medida Provisória que institui o programa Gás do Povo, que garante gratuidade no botijão de gás de cozinha de 13 quilos para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único. Com 415 votos a favor e 29 contra, a proposta agora seguirá para votação no Senado, onde deve ser analisada antes de sua validade expirar em 11 de fevereiro.

O programa Gás do Povo, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, deve estar em pleno funcionamento em março e pretende beneficiar cerca de 15 milhões de famílias. A iniciativa busca combater a pobreza energética, facilitando o acesso a serviços essenciais como iluminação e aquecimento, e está sendo implementada em todas as capitais do Brasil. O Auxílio Gás, que atualmente oferece um botijão a cada dois meses para 4,4 milhões de famílias, será substituído por essa nova proposta.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, destacou que o programa promove dignidade e segurança energética, aliviando o orçamento das famílias. Com mais de 10 mil revendedoras credenciadas em todo o país, o Gás do Povo representa um passo importante na inclusão social e no enfrentamento das dificuldades econômicas enfrentadas por muitas famílias brasileiras. A expectativa é de que a medida traga benefícios significativos para a população mais vulnerável.

Compartilhe esta notícia