O British Museum anunciou nesta terça-feira (10) a arrecadação de 3,5 milhões de libras (24,92 milhões de reais) para a aquisição de um colar da época do casamento de Henrique VIII com Catarina de Aragão, sua primeira esposa. O museu londrino havia lançado um apelo a doações em outubro para conseguir os fundos necessários para a compra do ‘Tudor Heart’, uma peça de ouro de 24 quilates.
Descoberto por um pesquisador que utilizava um detector de metais no centro da Inglaterra em 2019, o colar é uma representação do emblema floral da dinastia Tudor, a Rosa Tudor, acompanhada por uma romã, símbolo da cidade de Granada, reconquistada pelos pais de Catarina, os reis católicos Fernando de Aragón e Isabel de Castilla. A peça inclui uma bandeirola com a inscrição em francês antigo que significa ‘sempre’.
Considerada um exemplo do artesanato do século XVI, a joia é a única desse tipo que remete ao matrimônio de 24 anos de Henrique VIII. O rei chegou a solicitar a anulação do casamento ao papa, o que levou à fundação da Igreja da Inglaterra devido à recusa do Vaticano em atender seu pedido.

