Brasil se consolida como centro global de logística, afirma secretário

Rafael Barbosa
Tempo: 1 min.

O secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, afirmou nesta segunda-feira, 9, que o Brasil vem se consolidando como um “hub de logística global”. Ele ressaltou que isso se deve ao modelo de agências independentes e técnicas, além do aumento do número de concessões no setor. Franca destacou também a importância do diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU), que tem contribuído para o crescimento da infraestrutura no país.

Franca apresentou cinco desafios que precisam ser enfrentados para avançar nos investimentos em infraestrutura. O primeiro deles é a estabilidade institucional, que ele considera essencial para quem investe em projetos de longo prazo. “Quem investe em infraestrutura precisa de regra, segurança jurídica, a regra do jogo”, enfatizou.

O secretário também falou sobre a necessidade de um planejamento permanente de longo prazo, uma responsabilidade do governo, que deve atender às demandas de prefeitos e parlamentares. Ele ainda mencionou a importância de financiamentos estruturados, inovação contínua e compromisso socioambiental para o sucesso dos investimentos na área. Sua fala ocorreu durante o seminário “Superciclo de Investimentos em Infraestrutura – Avanços e Desafios”, no BNDES, no Rio de Janeiro.

Compartilhe esta notícia