Brasil ocupa 107ª posição no Índice de Percepção de Corrupção de 2025

Bruno de Oliveira
Tempo: 1 min.

O Índice de Percepção da Corrupção (IPC), divulgado nesta terça-feira (10) pela Transparência Internacional, posicionou o Brasil na 107ª colocação entre 182 países em 2025, com 35 pontos. Esse resultado representa um aumento de um ponto em relação a 2024, quando o país registrou seu pior desempenho desde o início da série histórica em 2012. A melhor nota do Brasil foi alcançada em 2012, com 43 pontos.

Em 2025, o Brasil foi destacado por casos de macrocorrupção sem precedentes, como os escândalos envolvendo o INSS e o Banco Master. O diretor-executivo da Transparência Internacional no Brasil, Bruno Brandão, afirmou que a impunidade generalizada e as ações de ministros do STF contribuíram para a estagnação do indicador, que apresentou apenas uma leve melhora em relação ao ano anterior.

Brandão criticou a atuação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que houve falhas significativas que permitiram a captura de agências regulatórias e a manutenção de práticas políticas problemáticas. Ele também destacou que as iniciativas legislativas têm enfraquecido o combate à corrupção, enquanto o Supremo Tribunal Federal continua a garantir impunidade a casos de macrocorrupção.

Compartilhe esta notícia