O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a aprovação de um empréstimo de R$ 280 milhões para a WEG, com o objetivo de construir a maior fábrica de sistemas de armazenamento de energia em bateria do Brasil, a ser instalada em Itajaí, Santa Catarina. As obras devem começar em breve e têm previsão de conclusão para o segundo semestre de 2027, gerando cerca de 90 novos postos de trabalho na região.
O projeto é um marco na transição energética nacional, permitindo maior eficiência na utilização de fontes renováveis, como a solar e a eólica. Os sistemas de armazenamento de energia, conhecidos como Bess (Battery Energy Storage System), são essenciais para estabilizar as redes elétricas, reduzindo perdas associadas ao curtailment, interrupções forçadas na geração de energia limpa. Este financiamento faz parte do programa BNDES Mais Inovação, destinado a fomentar inovações e digitalizações no setor.
Além de ampliar a capacidade produtiva da WEG em até 2 gigawatt-hora (GWh), a nova fábrica também incluirá um laboratório de testes e desenvolvimento e será altamente automatizada. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou a importância do investimento para reforçar a segurança energética e expandir o uso de energias renováveis no Brasil, um passo importante na luta contra as mudanças climáticas. A WEG, com forte presença internacional, busca se posicionar competitivamente no crescente mercado de transição energética.


