O Banco do Vaticano apresentou, nesta terça-feira, 10, dois novos índices de ações que visam incorporar empresas que seguem os princípios da Doutrina Social da Igreja Católica. Os índices, denominados Morningstar IOR Eurozone Catholic Principles e Morningstar IOR US Catholic Principles, são voltados para o mercado europeu e americano, respectivamente, e incluem grandes nomes como Amazon, Meta, Tesla e Banco Santander.
Cada um dos índices é composto por cinquenta ações, com o índice europeu destacando a ASML, uma companhia holandesa de tecnologia, que representa 6,16% do portfólio. No índice americano, a Meta lidera com 5,31%, seguida por Amazon e Nvidia. Embora os critérios para a seleção das empresas não tenham sido especificados, a intenção é que elas estejam alinhadas aos valores católicos.
Os novos índices já iniciaram suas atividades em alta, com o Morningstar IOR Eurozone Catholic Principles subindo 0,20% e o Morningstar IOR US Catholic Principles avançando 0,47%. Giovanni Boscia, diretor do IOR, ressaltou que esses benchmarks éticos permitirão uma avaliação mais rigorosa e transparente do desempenho do Banco do Vaticano.

