Anvisa alerta sobre riscos de pancreatite associados ao uso de canetas emagrecedoras

Sofia Castro
Tempo: 2 min.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta nesta segunda-feira (09/02) sobre os perigos do uso inadequado de canetas emagrecedoras, como Ozempic e similares, que podem causar pancreatite aguda. Essa doença, que pode ser fatal, ocorre quando as enzimas pancreáticas são liberadas no interior do pâncreas, iniciando um processo de autodestruição do órgão. A Anvisa enfatizou que, apesar de o risco já estar presente nas bulas, um aumento global nos casos levou à necessidade de um alerta mais contundente.

Desde 2020 até 7 de dezembro de 2025, foram registradas 145 notificações de eventos adversos no Brasil relacionadas ao uso de canetas emagrecedoras. As autoridades estão investigando a possível ligação de seis mortes a esses medicamentos. A Anvisa alertou que o uso dessas canetas sem a devida orientação médica, especialmente para emagrecimento sem necessidade clínica, eleva significativamente os riscos à saúde.

As canetas emagrecedoras são medicamentos injetáveis que imitam a ação do hormônio GLP-1, usado inicialmente para tratar diabetes tipo 2 e que agora é utilizado para perda de peso. Os sintomas da pancreatite incluem dor abdominal intensa, febre, náusea e vômitos, e o tratamento precoce é crucial para evitar complicações graves. A Anvisa solicita que os efeitos adversos sejam registrados no VigiMed para monitorar a segurança desses medicamentos no mercado brasileiro.

Compartilhe esta notícia