Ad imageAd image

António José Seguro é eleito presidente de Portugal em vitória sobre a extrema direita

Fernando Alcântara Mendonça
Tempo: 2 min.

António José Seguro, representante do socialismo moderado, foi eleito presidente de Portugal neste domingo (8), ao vencer o segundo turno das eleições presidenciais. Com 95% dos votos contabilizados, Seguro, de 63 anos, obteve 66% da preferência dos eleitores, superando amplamente o adversário de extrema direita, André Ventura, que alcançou 34%. Seguro sucederá Marcelo Rebelo de Sousa, que ocupou o cargo nos últimos dez anos, a partir de março.

O papel do presidente em Portugal é principalmente simbólico, porém, ele possui funções importantes, como atuar como árbitro em crises e dissolver o Parlamento para convocar eleições antecipadas. A campanha de Seguro foi marcada por fortes tempestades que causaram a morte de pelo menos sete pessoas e danos estimados em 4 bilhões de euros, levando a adiamentos de votação em cerca de 20 distritos, embora a maioria dos 11 milhões de eleitores tenha conseguido votar.

Seguro chegou ao segundo turno como favorito após vencer o primeiro em 18 de janeiro. Embora tenha iniciado sua campanha sem o apoio da liderança do Partido Socialista, ele conseguiu atrair o apoio de diversas figuras políticas e se consolidar como uma opção viável. Ventura, por sua vez, apesar da derrota, fortaleceu sua posição política ao levar seu partido Chega à segunda força no país, prometendo uma ruptura com os partidos tradicionais que governam Portugal há 50 anos.

Compartilhe esta notícia