A XP Investimentos revelou uma estratégia de análise multifatorial em 12 de janeiro de 2026, apresentando uma lista de dez ações recomendadas para compra e dez a serem evitadas. Esta abordagem visa capturar diversas fontes de retorno no mercado acionário, considerando fatores como valor, qualidade e risco, e é parte de um esforço contínuo para aprimorar a tomada de decisões de investimento dos clientes da instituição.
O relatório da XP destaca que, em dezembro, o desempenho dos fatores no mercado brasileiro foi desigual, com ênfase em ações de baixo risco e revisões positivas de lucros. Apesar da queda em outros fatores, como valor e momentum, a XP observa que todos os fatores analisados apresentaram retornos positivos em 2025. Para 2026, a instituição prevê um ambiente econômico potencialmente favorável que pode beneficiar a recuperação do momentum.
A XP reforça a importância de uma alocação diversificada entre diferentes estilos de investimento para mitigar riscos em períodos de volatilidade. A atualização de suas carteiras, com recomendações específicas de ações, busca oferecer aos investidores oportunidades sólidas em um cenário de mercado desafiador. Essa metodologia multifatorial poderá ser um diferencial para investidores que procuram maximizar seus retornos em um contexto econômico instável.

