A revista americana Variety, reconhecida na indústria do entretenimento, anunciou suas apostas para os indicados ao Oscar 2026, destacando o filme brasileiro O Agente Secreto. A obra, dirigida por Kleber Mendonça Filho, é mencionada como forte concorrente em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Escalação de Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura. O anúncio oficial dos indicados ocorrerá no dia 22 de janeiro.
O filme O Agente Secreto, se confirmado entre os indicados, poderá igualar o recorde de Cidade de Deus, que foi indicado a quatro prêmios em 2004. Além disso, a possibilidade de Wagner Moura se tornar o primeiro ator brasileiro indicado ao Oscar gera grande expectativa entre os fãs e críticos de cinema. A revista também sugere que O Agente Secreto poderá surpreender na categoria de Melhor Roteiro Original, embora não tenha feito uma aposta firme nesse sentido.
O editor de premiações da Variety, Clayton Davis, prevê que a edição deste ano do Oscar será histórica, com o longa Pecadores, de Ryan Coogler, possivelmente estabelecendo um novo recorde de indicações. O cenário competitivo é acirrado, com outros filmes como Uma Batalha Após a Outra e Hamnet também se destacando. O desfecho dessas competições poderá impactar a visibilidade e o reconhecimento do cinema brasileiro no cenário internacional.

