Varejo brasileiro registra queda de 0,5% em 2025, revela Índice Stone

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

O varejo brasileiro concluiu o ano de 2025 com uma retração de 0,5% no volume de vendas em comparação a 2024, de acordo com o Índice do Varejo Stone. Esse resultado, apresentado pelo economista Guilherme Freitas, é atribuído à dificuldade de acesso ao crédito e ao crescente endividamento das famílias, apesar de um mercado de trabalho ainda robusto.

O índice que monitora mensalmente o comércio no país também indicou uma queda de 1,5% em dezembro de 2025 em relação a dezembro do ano anterior, além de um recuo de 0,9% nas vendas de dezembro comparadas a novembro. A desaceleração é mais evidente no último trimestre, quando as vendas apresentaram uma diminuição de 1,7% em relação ao mesmo período de 2024, evidenciando os limites do consumo impulsionado pelo emprego.

Quatro segmentos, como Móveis e Eletrodomésticos, mostraram crescimento, mas a maioria dos setores enfrentou quedas significativas. Embora algumas regiões, como Piauí e Alagoas, tenham registrado crescimento, a tendência geral revela um cenário desafiador, com a necessidade de adaptação das famílias a condições financeiras mais restritivas, o que poderá impactar ainda mais o futuro do varejo brasileiro.

Compartilhe esta notícia