A União Europeia lançou uma força-tarefa para aumentar o controle fitossanitário sobre produtos importados, com o objetivo de garantir a segurança alimentar no mercado europeu. A medida foi anunciada durante uma reunião do Conselho da UE, realizada nesta segunda-feira, em Bruxelas, na Bélgica. A iniciativa é parte das garantias para o setor agrícola no acordo de livre comércio com o Mercosul.
Com a nova força-tarefa, a Comissão Europeia pretende harmonizar os controles de importação e desenvolver recomendações para ações conjuntas entre os países-membros. O comissário de Saúde da UE, Olivér Várhelyi, enfatizou a importância dos controles de importação, afirmando que a iniciativa ajudará a garantir a implementação eficaz das regras rigorosas existentes. As novas regras afetarão todos os produtos vendidos na UE, tanto os fabricados internamente quanto os importados.
A criação de inspeções fitossanitárias mais rigorosas foi uma exigência da Itália para a aprovação do acordo com o Mercosul, uma vez que há preocupações sobre o uso de pesticidas proibidos na UE por produtores sul-americanos. Embora o tratado já tenha sido assinado, sua ratificação enfrenta atrasos devido a uma solicitação de parecer jurídico pelo Parlamento Europeu. Enquanto isso, a Comissão Europeia considera a possibilidade de implementar o acordo de forma provisória, uma vez que os países já se manifestaram favoravelmente.

