Neste sábado (3), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que ‘o domínio dos Estados Unidos na América Latina nunca mais será questionado’. A declaração ocorreu em uma coletiva de imprensa em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, logo após a operação militar que resultou na captura do líder venezuelano Nicolás Maduro e de sua esposa.
Trump destacou que a Venezuela vinha se tornando um abrigo para adversários estrangeiros e adquirindo armamentos que poderiam ameaçar os interesses americanos na região. A nova estratégia de segurança nacional dos EUA, segundo o presidente, justifica a ação militar como um passo necessário para assegurar a estabilidade na América Latina, uma área de influência histórica para os Estados Unidos.
As implicações da captura de Maduro podem ser significativas, não apenas para a Venezuela, mas para a dinâmica política da América Latina como um todo. A afirmação de Trump sugere uma postura mais agressiva dos EUA na região, que pode gerar reações adversas de outros países e grupos locais que se opõem à influência americana, intensificando as tensões políticas e sociais na área.

