Trump anuncia ataque à Venezuela e afirma captura de Maduro

Camila Pires
Tempo: 1 min.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou neste sábado, 3 de janeiro de 2026, sobre um ataque em larga escala à Venezuela. Segundo suas declarações, a capital Caracas e outras cidades foram alvo de operações aéreas e terrestres, resultando na captura do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores, que teriam sido levados para fora do país.

Trump descreveu a operação como um sucesso e destacou que foi realizada em colaboração com as forças policiais dos EUA. Ele também mencionou que mais detalhes seriam revelados em uma coletiva de imprensa programada para as 11h no Mar-a-Lago, local de residência do presidente em Palm Beach, Flórida. Essa ação levanta preocupações sobre as repercussões políticas e sociais na Venezuela e nas relações internacionais da região.

As implicações desse ataque podem ser significativas, não apenas para a Venezuela, mas também para a política externa dos Estados Unidos na América Latina. A captura de um líder estrangeiro por um país como os EUA pode desencadear uma série de reações, tanto de apoio quanto de condenação por parte de governos e organizações internacionais. O mundo aguarda ansiosamente por mais informações sobre o desdobramento dessa situação complexa.

Compartilhe esta notícia