O programa SP Produz, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, investe R$ 35 milhões em cadeias produtivas locais para estimular o desenvolvimento econômico regional. Com a aprovação de 99 novas cadeias, um total de 194 já se beneficia do programa, abrangendo 118 cidades em diversas regiões do estado. Essa ação visa fortalecer a economia, especialmente nos municípios de pequeno e médio porte, promovendo a geração de empregos e renda.
As cadeias produtivas são classificadas em quatro níveis de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura. O investimento total do programa, que já soma R$ 65 milhões, busca garantir práticas sustentáveis e a incorporação de tecnologia nas cadeias, refletindo na competitividade e no engajamento dos produtores. Um exemplo é a CPL de Frutas Nativas de Sete Barras, que promove a preservação da palmeira-juçara, ameaçada de extinção, enquanto gera renda para os agricultores locais.
Com a iniciativa, o programa SP Produz também visa ampliar a inserção de produtos paulistas no mercado global. A CPL do Café de Montanha de Divinolândia, por exemplo, receberá apoio para inovar e atender às exigências internacionais de sustentabilidade. Este enfoque se alinha à necessidade de transformação da agricultura familiar, garantindo que os pequenos produtores possam competir em um mercado cada vez mais exigente.

