Segurança é intensificada em Brasília para atos de 8 de janeiro

Fernanda Scano
Tempo: 1 min.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) organizou um esquema especial de segurança para a data de 8 de janeiro de 2026, que marca três anos dos atos golpistas ocorridos em 2023. Naquele dia, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, tentando depor o novo governo. A operação deste ano visa garantir a ordem e a segurança durante os eventos programados.

A segurança da Praça dos Três Poderes será reforçada com uma operação integrada entre diferentes agências policiais. O plano inclui o aumento do monitoramento e o compartilhamento de informações entre as forças de segurança, além de um aumento no efetivo de policiamento ostensivo. Haverá intervenções nas vias de acesso, com possíveis desvios ou bloqueios, dependendo da avaliação de risco durante o evento.

Eventos commemorativos estão programados para lembrar os três anos da tentativa de golpe, incluindo uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Lula e outros representantes da sociedade civil. O Supremo Tribunal Federal também participará com uma programação especial, ressaltando a importância da democracia. O esquema de segurança destaca a intenção do governo de prevenir quaisquer tentativas de desordem pública.

Compartilhe esta notícia