São Paulo transfere presos midiáticos para afastar fama de Tremembé

Marcela Guimarães
Tempo: 2 min.

O governo do estado de São Paulo começou a transferir detentos de alta notoriedade da Penitenciária 2 de Tremembé, com o objetivo de minimizar a exposição da unidade. Entre os meses de novembro e dezembro de 2025, cinco presos envolvidos em casos amplamente divulgados pela mídia foram deslocados para o Presídio P2 Dr. José Augusto Salgado. Entre os transferidos estão o ex-jogador de futebol Robinho e o empresário Thiago Brennand, ambos condenados por crimes graves.

A Penitenciária 2 de Tremembé se tornou um foco de atenção pública após a produção da série Tremembé, que retrata a vida de detentos envolvidos em crimes de grande impacto no Brasil. A unidade, que não apresenta diferenças estruturais significativas em relação a outras prisões, passou a concentrar esses presos para aumentar a segurança e evitar possíveis conflitos. Além de Robinho e Brennand, outros detentos notórios, como Ronnie Lessa, foram incluídos nas transferências.

As transferências refletem uma estratégia do governo paulista para lidar com a pressão da opinião pública e melhorar a imagem do sistema prisional. A ação pode resultar em uma diminuição das tensões em Tremembé, mas também levanta questões sobre a eficácia das políticas de segurança e o tratamento de presos de alta periculosidade. O desdobramento desta iniciativa será observado atentamente, à medida que a sociedade debate a reforma do sistema carcerário no estado.

Compartilhe esta notícia