Na última sexta-feira, o Governo de São Paulo inaugurou um novo complexo de Casas Terapêuticas na Casa Verde, zona norte da capital. A unidade, voltada ao acolhimento de dependentes químicos em situação de rua, possui capacidade para 45 vagas rotativas e atende apenas ao público masculino maior de 18 anos. Este é um passo significativo no enfrentamento dos problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas no estado.
Com a nova entrega, São Paulo agora conta com 14 complexos em funcionamento, sendo sete inaugurados em 2025. O investimento total para cada unidade é de R$ 2,2 milhões, destinado a garantir uma estrutura adequada e uma equipe interdisciplinar para um atendimento humano e integral. O acolhimento pode durar até dois anos, com um enfoque em quatro fases que visam a recuperação e a reintegração social dos acolhidos.
As Casas Terapêuticas já acolheram mais de 3,8 mil pessoas entre janeiro de 2023 e setembro de 2025, refletindo a ampliação e consolidação desse serviço essencial. Com um investimento total de R$ 53,2 milhões entre 2023 e 2025, o programa evidencia a prioridade do governo na transformação de vidas por meio do tratamento e apoio contínuo. A implementação desse tipo de serviço é vista como um caminho fundamental para a reinserção social e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.

