Nas últimas 24 horas, o Ministério da Defesa da Rússia comunicou que suas Forças Armadas abateram 105 drones ucranianos, 11 munições Himars e um míssil S-200. Além dessas destruições, as operações russas também impactaram instalações da infraestrutura energética da Ucrânia, que são utilizadas para apoiar suas atividades militares.
As ações de defesa antiaérea foram acompanhadas de um avanço notável das tropas russas, que anunciaram a conquista dos povoados de Kupyansk-Uzlovoi, na região de Carcóvia, e Novoyakovlevka, em Zaporozhie. Essa progressão em áreas estratégicas pode alterar o equilíbrio de forças no conflito, sinalizando uma intensificação das operações militares na região.
Com a destruição de equipamentos militares ucranianos, incluindo estações de radar contrabateria de fabricação norte-americana, as forças russas demonstram um aumento em suas capacidades operacionais. Este cenário levanta preocupações sobre os próximos desdobramentos do conflito e a resposta da Ucrânia diante das novas perdas sofridas.

